The Clash foi um grupo de punk rock britânico que durou de 1976 até 1985.
Uma das bandas mais aclamadas pela crítica da época, os The Clash foram famosos pelo seu alcance musical (incorporavam ska, reggae, rockabilly, e eventualmente muitos outros estilos musicais em seu repertório), por demonstrar uma sofisticação lírica e política que os distinguia da maioria de seus companheiros no movimento punk, e por suas explosivas performances ao vivo.
O primeiro show foi em 1976 como banda de apoio dos Sex Pistols, e então eles assinaram contrato com a CBS Records.
Os Clash lançaram o seu primeiro compacto (“White Riot”) e seu primeiro álbum (The Clash) em 1977, alcançando sucesso considerável no Reino Unido.
Apesar disso a CBS se recusou a lançá-los nos Estados Unidos, só o fazendo dois anos depois.
Assim como a maioria das primeiras bandas punk, os Clash protestavam contra a monarquia e a aristocracia no Reino Unido e ao redor do mundo.
Mas ao contrário dessas primeiras bandas punks, os Clash rejeitaram o sentimento dominante de niilismo e anarquismo.
Ao invés disso, eles se solidariezaram com diversos movimentos de libertação da época. Sua visão política era expressada explicitamente em seus versos, como em “White Riot”, que encorajava jovens brancos a entrarem para organizações libertárias de negros.
Os The Clash também apoiavam o IRA e o PLO, e, posteriormente, o Sandinista e outros movimentos marxistas da América Latina, além de estarem envolvidos diretamente com a polemica Liga Anti-Nazismo e o Rock Against Racism.
Eles são geralmente creditados por fundar as bases do punk rock no protesto liberal.
O sucesso de crítica e de vendas do Clash nos Estados Unidos veio com ‘’London Calling’’, um álbum duplo lançado em 1979 (pelo preço de um simples, por exigência da banda).
Além do punk, apresentava uma gama variada de estilos, incluindo o rockabilly e reggae.
The Clash - I Fought the Law
The Clash - Rock the Casbah
The Clash - London Calling
The Clash - Should I Stay or Should I Go
Sem comentários:
Enviar um comentário